quarta-feira, 21 de março de 2012

Dica de vestibular (1)

Hoje começa uma série de dicas para o vestibular de 2013 (UFRGS).

Serão 25 dicas simulando a ordem (possível) do vestibular da federal do RS.

Dica 1: Projeções Cartográficas.

Lembrem-se sempre, um mapa é uma convenção...não existe lado certo para pendurá-lo na parede (ou existe?)

É sempre recorrente nos vestibulares questões que abordam os principais tipos de projeções, destacando-se três: Cilindrica, Cônica e Azimutal.



















Entre as Cilíndricas/Pseudo cilíndricas vale destacar:

Projeção de Mercator


Nesta projeção os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos. Corresponde a um tipo cilíndrico pouco modificado. Nela as regiões polares aparecem muito exageradas.

Projeção de Arno Peters

Outra projeção muito utilizada para planisférios é a de Arno Peters, que data de 1973. Sua base também é cilíndrica equivalente, e determina uma distribuição dos paralelos com intervalos decrescentes desde o Equador até os pólos, como podemos observar no mapa a seguir. 


As retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, resultando na representação das massas continentais, um significativo achatamento no sentido Leste-Oeste e a deformação no sentido Norte-Sul, na faixa compreendida entre os paralelos 60o Norte e Sul, e acima destes até os pólos, a impressão de alongamento da Terra.

Projeção de Holzel

Projeção equivalente, seu contorno elipsoidal faz referência à forma aproximada da Terra que tem um ligeiro achatamento nos pólos.



Projeção de Robinson

É uma representação global da Terra. Os meridianos são linhas curvas (elipses) e os paralelos são linhas retas.


Projeção de Mollweide

Nesta projeção os paralelos são linhas retas e os meridianos, linhas curvas. Sua área é proporcional à da esfera terrestre, tendo a forma elíptica. As zonas centrais apresentam grande exatidão, tanto em área como em configuração, mas as extremidades apresentam grandes distorções.


Projeção de Goode, que modifica a de Moolweide

É uma projeção descontínua, pois tenta eliminar várias áreas oceânicas. Goode coloca os meridianos centrais da projeção correspondendo aos meridianos quase centrais dos continentes para lograr maior exatidão.


E pra quem tiver afim de curtir um estudo em powerpoint vai aí uma aulinha sobre projeções:


Abração...












Nenhum comentário: