segunda-feira, 23 de abril de 2012

Resumo 3º ano Santa Inês.

Coloco abaixo alguns assuntos que vão aparecer na avaliação.

1. Fusos do Brasil.

Fato mais importante a se lembrar. O Brasil tinha 4 fusos e agora apresenta só 3 (todos com horas atrasadas em relação a Greenwich).

A hora Oficial do país é aquela que está, em relação a Greenwich, 3 horas atrasada.

E o que mudou?

O Acre agora está no terceiro fuso do país (-4 h/Gr.) e o Pará que antes tinha dois fusos agora está todo ele no fuso da hora oficial de Brasília.

Lembrando que o nosso estado está no Fuso da hora oficial de Brasília.







1.1. Horário de Verão.

Acontece nos estados que apresentam maior Latitude, pois a diferença de horas de Sol por dia no Verão é bem maior que no Inverno.

A alteração no horário ocorre em três regiões brasileiras: Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além da Bahia, que é o único estado do Nordeste a adiantar o relógio.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste juntas, a diminuição projetada do consumo é 4,6% e corresponde a 2.050 MW, ou duas vezes a demanda de Belo Horizonte e duas vezes e meia a de Brasília.


2. Clima do Brasil.
"Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza..."
Bem, é quase isso. Grande parte do nosso país se localiza em uma faixa "entre trópicos". Então predominam em nosso país climas tropicais (típico, semiárido, litorâneo úmido, de altitude) além do Equatorial e Subtropical (clima da região Sul e único no país que apresenta a possibilidade de precipitação em forma de neve).
Predominam os climas com considerável Índice Pluviométrico (I.P.), pois de todas as massas de ar que atuam em nosso território, apenas uma é caracterizada como seca. (MtC - Massa Tropical Continental).
2.1. Mapa da atuação das massas de ar no Brasil.

2.2. Classificação Climática do Brasil.


















Dica: Lembrar que o El Niño modifica características do clima no Pacífico e acentua características do clima  em nosso país. E o La Niña seria o oposto disso.

Aula em ppt sobre climas do Brasil: http://www.sendspace.com/file/h7kg5j

3. Vegetação do Brasil.

Certamente o Brasil é um país agraciado com uma imensa biodiversidade. E isso reflete em nossas formações vegetais.

Lembrando que o clima, e o relevo influenciam diretamente nas nossas formações vegetais.















Cerrado: Formado por árvores de médio porte e vegetação arbustiva e rasteira. Segunda maior formação vegetal do país, é uma das mais devastadas (principalmente depois da expansão agrícola Brasileira).

Hoje resta cerca de 20% de sua formação original.






Caatinga: Vegetação adaptada ao baixo índice pluviométrico do sertão Brasileiro (clima semiárido). Formada por árvores encontradas no cerrado e com presença constante de vegetação Xerófita (plantas adaptadas a regiões com pouca umidade).













Floresta Amazônica: Maior biodiversidade do planeta, é a maior formação vegetal do território Brasileiro.
Apresenta três estratos vegetais (terra firme, várzea e igapó) e sofre com a ação antrópica (principalmente com os garimpos ilegais e o corte clandestino de madeira).















Mata Atlântica: Maior biodiversidade por hectare do planeta, essa formação florestal ocupava boa parte da região próxima ao litoral Brasileiro (do RN até o RS). Hoje resta menos de 5% de sua formação original. Associa-se a essa formação vegetações litorâneas e ecossistemas complexos, como os mangues.

Grande parte da vegetação que restou dessa floresta está dentro de parques nacionais, em áreas de preservação permanente.









Mata das Araucárias: Faz parte do Bioma Mata Atlântica. Essa formação vegetal composta basicamente por plantas aciculifoliadas (folhas em forma de agulha, que visam reter umidade em épocas mais frias), ocupava vastas regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Grande parte da sua formação original perdeu espaço para o cultivo de Arroz, Soja, expansão da pecuária e Silvicultura (cultivo de árvores como o Eucaliptos e o Pinus).

A Araucária é simbolo de formação vegetal, mas podemos destacar também a erva mate, planta nativa dessa floresta e que é economicamente importante para o Sul do país.

Campos: A principal formação campestre do Brasil é aquela que encontramos no Sul do país. Caracterizada basicamente pela presença de vegetação herbácea e rasteira (gramíneas). Ocupava originalmente mais de 50% do território gaúcho e foi importante para o crescimento da pecuária nesse estado, já que essa vegetação é um excelente pasto natural.

No caso do RS, essa formação perde espaço para a Agricultura (Soja, Arroz e Silvicultura), e grande parte dessa vegetação já sofreu com a interferência do Ser humano.

Vale lembrar que no Brasil também temos áreas como o Complexo do Pantanal (com características vegetais de outras regiões do país) e a Mata dos Cocais (área de transição entre a Amazônia, Caatinga e Cerrado), composta basicamente por palmáceas como o Babaçu e a Carnaúba.

Aula sobre vegetação em ppt: http://www.sendspace.com/file/591cvo

4. Relevo do Brasil. 

O território Brasileiro apresenta duas estruturas geológicas bem definidas. Áreas de blocos cratônicos (ou escudos cristalinos) e áreas de bacias sedimentares. Em nosso país, não temos dobramentos modernos.

Existem várias classificações de relevo para o Brasil, sendo que hoje a mais destacada é a de Jurandyr Ross. Abaixo podemos ver imagens das três mais utilizadas, sendo a de Ross aquela que hoje é a mais vista nos vestibulares (principalmente UFRGS).



















Lembrando que na classificação de Jurandyr Ross o país é dividido em Planaltos (Área acima de 300 metros em que os processos de erosão são o principal definidor da forma deste relevo), Planícies (área até  100 metros formada por deposições recentes de sedimentos) e depressões (área mais plana que o planalto encontrada entre 100 e 500m).

Aula de relevo em ppt: http://www.sendspace.com/file/kn24pj

Lembrando que o livro também é um grande recurso de estudos para a avaliação.

Boa Prova.

Nenhum comentário: