De maneira bem objetiva abordarei aqui os temas que serão cobrados Segunda.
Abração.
1. Questões Urbanas do Brasil.
- Existe sim uma hierarquia urbana em nosso país, aonde as cidades mais importantes são São Paulo e Rio de Janeiro e tendo como segundo escalão Brasília (capital), Porto Alegre, Salvador entre outras.
- A nossa Rede Urbana é complexa e atualmente um pouco mais organizada do que já foi, ou seja, tenta fugir do modelo chamado "arquipélago de cidades" e chegando em um modelo mais bem organizado, com boa comunicação entre as cidades.
2. Migrações Brasileiras.
- Atualmente tem mais gente vindo ao Brasil do que saindo daqui (principalmente Latino americanos). É grande hoje a chegada de Bolivianos, Haitianos etc... É bom lembrar que muitos destes trabalham em posições recebendo salários irrisórios.
- Oficialmente os países que mais tem Brasileiros (fora o Brasil) são EUA, Paraguai e Japão (nessa ordem). A maior peculiaridade acontece com a migração de Brasileiros para o Paraguai (os Brasiguaios) que está ligada a produção agrícola.
Bônus Track: Lembrem-se do seu professor Leonardo de Boita que saí todos os dias de Canoas indo para Porto Alegre trabalhar.
3. Ação do Brasil no mundo.
- Destaque para o papel do Brasil dentro do BRICS (lembrando que essas economias emergentes acabam alavancando o atual momento do Capitalismo.
- Nosso país esteve presente em todo o processo de formatação e desenvolvimento do Mercosul, o que nos permitiu uma liderança mais destacada na América Latina.
Bônus Track 2: Paraguai não faz mais parte do Mercosul. Já a Venezuela....
4. Todo aquele papo de que podemos mudar o mundo, pois somos jovens e temos a vida toda pela frente.
- Em 1968 tivemos uma revolta popular e jovem que começou com uma greve de estudantes universitários.
- A primavera de Praga aconteceu quando se tentou reformular o Socialismo.
- O Massacre na praça das três culturas (Tlateloco) aconteceu em uma manifestação de estudantes contra o autoritarismo do governo Mexicano.
- Jovens pacifistas queriam fazer amor e não a guerra.
- Hippies eram ícones da contracultura e não se encaixavam no estilo de vida americano (American way of life).
O resumo é breve, usem também os slides que estão publicados no blog (tem sobre as migrações, sobre a urbanização e sobre as revoluções populares da juventude.
Amo vocês e boa prova.
PS.: Pessoal do primeiro ano, logo logo sai um resumo para vocês (no máximo até amanhã de tarde).
Nenhum comentário:
Postar um comentário