terça-feira, 23 de junho de 2009

Sempre Colorado!

Um dia me perguntaram na saída de um jogo no Beira Rio...o porque de eu ser Colorado. Ponderei e durante alguns bons minutos eu não falei nada e apenas viajei dentro de minha cabeça.

Pensei...Bom não foram os grandes títulos da minha adolescência nos anos 90 que me tornaram Colorado...aliás estes títulos bem longe passaram do meu Clube.

Viajei, viajei nos meus pensamentos e não conseguia encontrar algo racional para responder ao meu interlocutor e sendo assim viajei mais um pouco...e lembrei de coisas que eu não havia vivido.

Histórias que eu ouvi quando pequeno de uma família que aprendeu a amar o Colorado devido ao grande monumento que se instalava às margens de um rio que é lago (ou de um lago que é rio) e que pôde garantir o sustento de algumas pessoas dessa gente pobre, que viu nessa obra a possibilidade de ganhar o seu sustento...

Jogos distantes que eram acompanhados no radinho...com pilhas que eram poupadas e descansavam ao Sol (com a ilusão de que se recarregavam); radio que descansava por horas antes do jogo para que este pudesse ser acompanhado...Nada de radio novelas ou programas de auditório.

Vivo o que não vivi...uma história de amor...de um irmão que não conheci...e que jovem antes de alçar vôos bem mais altos pode acompanhar com seu pai...o novo gigante de concreto rugindo...e seu corajoso Internacional combatendo gigantes alvos vindos do longínquo litoral paulista e que eram comandados pelo maior de todos os tempos...O homem de Três Corações.

Lembro do que vivi...do mesmo pai me levando na sua garupa...junto ao meu segundo irmão...buscando um novo titulo que fora frustrado e nos tirado na injusta e tirânica disputa de pênaltis.

Sonho com jogos antigos...com o cheiro de cigarro do Beira Rio...com os cachorros quentes e cocas não muito geladas que bebia...e de como era divertido estar lá com toda aquela gente.

Vi meu time ganhar uma copa desacreditada em 1992...e sempre incentivado pelo meu pai e por meu irmão do meio...torci em um período que ser Colorado era sinônimo de Paixão e abnegação.

Anos que um misero e singelo titulo gaúcho eram comemorados como se o mundo tivesse descoberto a cura de todos os tipos de Câncer... de todos os males que assolavam esse mundo.

Males como a violência...que também levou meu irmão do meio...que passou a torcer com meu mano mais velho pelo Inter em outro plano astral.

1997 foi o ano Colorado mais feliz da minha adolescência e também o ano mais triste da minha curta vida...pois a violência me tirava uma grande fonte de Coloradismo.


Colorado esse que não pode ver seu time ser campeão da Libertadores em uma noite fria...noite em que infelizmente não pude estar no Beira Rio..mas mesmo de longe chorei e lembrei de como ele se sentiria naquela noite gelada e tão emocionante para todos os Colorados...

...E o Mundial naquela mágica manhã de Domingo...e a fabulosa Sul Americana decidida nos detalhes e com uma emoção indescritível...

Em todos esses momentos...eu penso em meus velhos e bons irmãos...o que não conheci e aquele que me ajudou a ser Colorado.

E depois de viajar por todos esses momentos eu voltando de um quase transe pude responder a pergunta: O porquê de ser Colorado?

Respondi com toda a certeza do Mundo...Ser Colorado é como poder ter junto de mim aqueles que aqui não mais estavam...

...era sentir a energia deles que estava armazenada no Concreto do Beira Rio...era ter a Sensação de estar ali no meio da galera e sentir que meus irmãos estavam ali comigo...sorrindo e sendo cada dia mais felizes!!

Eu acreditarei sempre no Internacional...nunca duvide da força de grandes Colorados...destes e de outros planos...

No gigante eu estarei torcendo...vibrando e sorrindo...sentindo a energia...sentindo saudade de um irmão que não conheci e, sentindo saudade de outro que muito estive junto no templo sagrado do nosso futebol.

Mas tenho certeza que eles estarão sorrindo e orgulhosos....


Porque o Inter não se entrega...o Inter não desiste...o Inter é do povo...

E é o nosso povo que vai fazer a diferença sempre.

Nunca desmereçam esse Clube...Nunca desistam...Nunca deixem de Sonhar!!


O Internacional SEMPRE vai lutar...e SEMPRE vai conseguir!

Nenhum comentário: