sexta-feira, 17 de julho de 2009

Música Gaúcha - Por Marcelo Caetano.

Bom, antes de ser morto por algum purista, deixo claro que essa é a minha concepção sobre o que se faz musicalmente aqui no RS.

Bueno, acredito que a música no estado surge campeira e se urbaniza trazendo elementos da Zona Rural para a Zona Urbana.

Depois disso o Urbano se estrangeiriza foge do pago e volta, indo novamente em direção ao campo.

Levando ao que temos hoje em dia:

A Frescura do campo --> Tche Music.
A Frescura da cidade --> Ascenção do "Rock" Emo.

Digo frescura no sentido de ser fresco...recente??? É...não!!!

Estou sendo preconceituoso...sendo Homofóbico?? É...não!!!

A Frescura ao meu ver, é notar a falta de personalidade desses gêneros hoje no estado.

A Tchê Music hoje são pseudos grupos de Pagode (com passos marcados...coisa que já tá fora de moda entre os grupos de pagode, diga-se de passagem) que toca mais forró (nada contra o forró) do que gêneros originais da musica típica do estado.

E as Bandas "Nemos" Jovens (Uhul) do estado...ao meu ver...fogem daquela coisa meio suja e desbocada do rock gauchesco dos anos 80...e foge até mesmo das coisas mais "popes"como Nenhum de Nós e Engenheiros...caindo na Padronização musical...E TRES VIVAS PARA A GLOBALIZAÇÃO.

Algum jovem sabe quem foram os Almondegas? Carlinhos Hartlieb? Taranatiriça???

Pois é...eu me preocupo...

Parte um da música gaúcha --> Bagualice.

Assistam...




Fim do primeiro Tomo!

Nenhum comentário: